O IVV Açores como organismo de certificação de produtos vínicos com direito a DOP Biscoitos, DOP Graciosa, DOP Pico e IGP Açores, adotou o esquema de certificação 4, exceto alínea c) do ponto VI da NP EN ISO/IEC 17067. O esquema de certificação adotado abrange:
1. Inscrição de vinha apta à produção de vinho ou produtos vínicos, com DOP Biscoitos, DOP Graciosa, DOP Pico ou IGP Açores (PT-OC.01 – Inscrição e Cadastro de Vinhas).
2. Inscrição do Agente Económico (pessoa coletiva ou singular) que pretenda produzir e/ou comercializar produtos vínicos com direito a DOP Biscoitos, DOP Graciosa, DOP Pico ou IGP Açores (PQ7.1.2-01 – Inscrição do Agente Económico).
3. Apreciação das condições de aptidão dos produtos para a certificação, através da verificação de Declarações de Colheita e Produção/Contas-correntes e Controlo de Vindima (PT-OC.05 – Gestão de Contas Correntes).
4. Receção e verificação de conformidade do Pedido de Certificação (PT-OC.04 – Certificação).
5. Recolha de amostras representativas do lote a certificar (PT-OC.02 – Recolha de Amostras).
6. Determinação das características do produto de acordo com os critérios das análises físico-químicas e sensoriais legalmente estabelecidos.
7. Avaliação do produto através da emissão do relatório das análises físico-químicas e sensoriais.
8. Revisão do processo de certificação.
9. Decisão do processo de certificação e emissão da resposta ao Agente Económico.
10. Autorização e controlo da utilização de certificados de conformidade do produto (PT-OC.07 – Rotulagem e Requisição de Selos e PT-OC.05 – Gestão de Contas Correntes).
11. Acompanhamento e fiscalização de amostras dos produtos certificados nas instalações dos agentes económicos (PT-OC.06– Ações de Controlo e Acompanhamento).
12. Acompanhamento e fiscalização de amostras dos produtos certificados no mercado (PT-OC.06– Ações de Controlo e Acompanhamento).